terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Futmesa no Rio - Clubes: Vasco da Gama
Depois de uma (não tão) breve pause de fim de ano, o Maciel Futmesa está de volta às suas atividades normais, trazendo dessa vez a continuação da série sobre os clubes do Rio.
Fundado em 1989, é um dos clubes esportivos mais antigos do Brasil, e seu nome se deve ao quarto centenário da viagem do navegador, que se completava naquele ano. No uniforme, o preto representa os mares obscuros enfrentados por Vasco da Gama na fatídica navegação, enquanto o branco era referência o estandarte recebido de D. Manuel. Munido de tantas referências nauticas, o Vasco começaria sua história não muito surpreendentemente no remo, e não demoraria muito para que o sucesso aparecesse no horizonte: em 1899 já havia conquistado sua primeira vitória das 46 que tem até o momento no Campeonato Carioca de Remo. No futebol as coisas não foram muito diferentes: após um começo meio estranho em 1916, conquistou série B da Primeira Divisão Carioca em 1922, o que credenciou o time a disputar o campeonato principal no ano seguinte, quando o Vasco venceria seu primeiro estadual logo em sua estréia. Em 1948, tornou-se campeão sul-americano de clubes e, anos depois, este seria reconhecido como um título continental pela CONMEBOL, que o equiparou à Libertadores (considera-se que o Sul-Americano de Clubes é a competição antecessora da Libertadores). Até hoje, clube de São Januário conquistou 22 estaduais, 4 brasileiros, 1 sul-americano, 1 libertadores, 1 Copa do Brasil, além de uma quantidade assombrosa de outros torneios diversos. Disputará a série B do Campeonato Brasileiro em 2014.
Com uma história tão rica no futebol, não é nenhum espanto que as expectativas sejam muito grandes quando o Vasco da Gama se aventura em outros espores, e no futmesa a situação é a mesma. Ciente de que tem um nome a zelar, o departamento de futmesa do Vasco prima pela sua organização, seriedade e também pelo nível técnico de seus atletas. É o clube carioca mais vitorioso no futebol de mesa e é reconhecido como força também internacionalmente, além de ser o primeiro campeão sul-americano de clubes de futebol de mesa. Caracterizado pelo seu pioneirismo, é representado em todas as categorias e modalidades do futmesa, incluindo as regras experimentais e estrangeiras.
Como já é costume, teremos uma arte para botões, dessa vez baseada no uniforme alternativo do Gigante da Colina. Mesmo sedo botafoguense, eu acho aquela camisa espetacular...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário